Gerenciamento de Projetos, segundo o PMBOK

No mês de Setembro tive a oportunidade de participar de um curso sobre Gerenciamento de Projetos, que apesar de já ter publicado por aqui, sobre a alta na procura por profissionais certificados, ainda não havia falado sobre Gerenciamento de Projetos. É exatamente sobre isso que vou falar agora.
O curso abordou desde as fases, processos e os requisitos necessários para se obter a certificação de PMP (Project Management Professional) junto ao PMI (Project Management Institute). A metodologia segue o padrão estabelecido pelo PMBOK, guia oficial do PMI. Segundo o PMBOK, Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto. Com isso, busca-se alocar devidamente os recursos (materiais e humanos), o orçamento e tempo para entrega, com o objetivo de atingir a qualidade e o desempenho desejado para a finalização do projeto.
Existem em todo o mundo, associações denominadas Chapters (Capítulos), que unem profissionais de uma mesma região que trabalham no campo de Gerenciamento de Projetos. No Brasil existem diversos Capítulos, e uma listagem completa pode ser visualizada no site do Capítulo de São Paulo: http://www.pmisp.org.br/pmi_brasil.asp
Em breve, postarei mais detalhes sobre Gerenciamento de Projetos.

1 comentários:

Jackson Caset disse...
29 de dezembro de 2008 11:47

Silas,

Bacana este post. Tenho muito interesse em aprender mais sobre Gestão de Projetos. Vou ficar ligado em seus posts.

Grande abraço.