30 habilidades do profissional de TI

Abaixo, uma listagem publicada no CIO que traz as 30 habilidade que todo profissional de TI deve ter:

1. Ser capaz de consertar pequenos problemas no PC;
2. Trabalhar no help desk;
3. Falar em público;
4. Treinar alguém;
5. Escutar mais do que você fala;
6. Saber o básico sobre redes;
7. Saber o básico sobre administração de sistemas;
8. Saber seguir uma trilha de rede;
9. Saber a diferença entre latência e largura de banda;
10. Fazer um script;
11. Fazer back up;
12. Testar os backups;
13. Documentar;
14. Ter lido "The Cuckoo's Egg";
15. Trabalhar a noite toda em um projeto em equipe;
16. Lide com os cabos;
17. Saiba de cor algumas regras básicas de energia;
18. Gerencie pelo menos um projeto;
19. Entenda custo operacional x custo de equipamentos;
20. Aprenda os processos do negócio;
21. Não tenha medo de debater sobre algo que você sabe que está errado;
22. Se você tem que levar um problema ao seu chefe, certifique-se de que tem pelo menos uma solução para apresentar;
23. Não existe pergunta burra, então pergunte…uma vez;
24. Mesmo se levar o dobro do tempo para descobrir algo sozinho do que se perguntar para alguém, tente fazer por si mesmo;
25. Aprenda a falar sem usar acrônimos;
26. Escute sua equipe;
27. Se você sabe a resposta, faça as perguntas certas para que sua equipe chegue à solução;
28. A primeira vez que alguém faz algo errado não foi um erro, mas uma experiência de aprendizado;
29.Sempre dê às pessoas mais trabalho do que você acha que elas são capazes de fazer;
30. Roscas são feitas para parafusos.

Para mais detalhes dessa habilidades, visite o CIO.

0 comentários: